Reservas

Parque Paulo César Vinha


Localiza-se em Setiba sendo criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento e também para ser um lugar aberto a visitas, pesquisa e conhecimento. Com cerca de 1500ha de praias, florestas, lagoas, dunas e alagados, faz parte da Área de Proteção Ambiental - APA de Setiba - tem uma parte terrestre que abrange o Parque e uma parte marinha que abrange o arquipélago das três ilhas.

No parque há três lagoas, sendo que o maior destaque é a de Caraís (área aproximada do espelho d’água: 32,6ha) que em determinadas épocas do ano tem abertura para o mar, permitindo assim trocas de água e nutrientes, favorecendo a flora e a fauna do local. Há dunas com mais de 15m de altura, móveis pela ação do vento que, associadas as planícies de restinga e planícies alagadas compõem um complexo quadro, permitindo a ocorrência de inúmeras espécies. Há uma rica vegetação de Mata Atlântica litorânea a manguezais, passando por mata de restinga e planícies cactáceas, entre outras.

Encontram-se mais de 120 espécies de aves como o martim-pescador, cancará, gavião, garças, cancan e espécies raras como a cegonha ou maguri. Consideradas extintas no Espírito Santo desde 1981, segundo o ambientalista Augusto Ruschi (1915-1986), baleias franca, mamíferas como cachorro do mato, veado, paca, tatu, mão-pelada, gambá, sagüi-cara branca, além de anfíbios, moluscos, crustáceos, répteis, ofídios e peixes.

Há serviços de informações, de limpeza e de segurança, instalações sanitárias e alojamento com cozinha para pesquisadores, não adaptados, guia de turismo/condutor e estacionamento.

Site: www.iema.es.gov.br
Telefone: (27) 3242.3665/9727.6295 (parque) / 3136.3469 (IEMA)
Horário de Funcionamento: Sob agendamento prévio
Visitação: áreas delimitadas pela administração do parque